quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Paulo Freire e a Pedagogia


Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de Setembro de 1921 em Recife (Pernambuco), foi educador, estudou direito, dedicou-se ao campo educacional e faleceu no dia 02 de Maio de1997 em um Hospital de São Paulo. Freire tornou-se renomado na área pedagógica, ao desenvolver um método de alfabetização destinado aos adultos, foi reconhecido não só no Brasil, mas também em outros países.
Nesta direção, o educador redigiu vários livros, artigos, bem como participou de seminários, conferências e tornou-se referência no campo educacional. No Brasil entre os seus 25 livros publicados, merece destaque: Pedagogia do Oprimido (1970), elaborado no período que esteve de exílio do país. Neste sentido, sua obra só foi publicada no Brasil em 1974. O livro pedagogia do oprimido é uma de suas principais obras, pela amplitude de sua temática, bem como pela edição e tradução em 17 línguas em vários países. Freire cursou faculdade de Direito, estudou também filosofia da linguagem. Mas a dedicação de ajudar o próximo o fez lecionar língua portuguesa, em uma escola de segundo grau (atualmente corresponde ao ensino médio). No período em que cursava direito, conheceu Elza Maia Costa Soares, com quem se casou e teve cinco filhos.
Sua primeira experiência em alfabetizar 300 cortadores de lenha em apenas 45 dias, constitui o que denominamos de “Método de Paulo Freire”, por isso e muito mais conquistou forças políticas no governo de João Goulart, e foi convidado para coordenar o Plano Nacional de Alfabetização. Essa sua atitude foi desprivilegiada no governo seguinte, regime militar, o que ocasionou o exílio de Paulo Freire do Brasil.  
Nesse período de exílio Freire redigiu "Pedagogia do Oprimido" sendo um das principais obras de sua carreira, em virtude de demonstrar o debate político entre a ditadura militar e o socialismo cristão de Freire. No ano de 1986, a esposa de Freire, Elza Soares, faleceu, após dois anos de sua morte, o educador se casou novamente com Ana Maria Araújo Freire que sua tinha sido orientadora no programa de mestrado da PUC-SP.

Nesse sentido, por Freire ser uma personalidade no campo educacional, e suas ideias difundirem no meio social, foi fundado em 1991, o Instituto Paulo Freire. Um centro de referência em educação que até hoje mantém arquivos, documentos e atividades elaboradas e orientadas por Freire.


Um comentário:

  1. Paulo Freire é um dos principais teóricos da educação. As obras deixadas pelo autor contribuem de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Ele nos faz acreditar em um mundo melhor!

    ResponderExcluir